JOGO TWISTER

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Seja paciente, tenha espírito desportivo e divirta-se! Twister não é um jogo feito só para se ganhar -- pode ser também uma ótima oportunidade para rir de si mesmo e das poses feitas durante o jogo!

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REGRAS DO JOGO

São necessários dois ou mais jogadores. Também é preciso que uma pessoa atue como árbitro, girando o ponteiro do spinner e dizendo quais devem ser as posições das mãos e dos pés dos jogadores.

Encontre um lugar para jogar. Escolha uma área espaçosa, plana e bem iluminada: o chão da sala, um terraço ou um pátio.

Desdobre o tapete e estenda-o sobre o chão. Assegure-se de que a superfície do chão é razoavelmente plana. O lado do tapete virado para cima deve ser o branco com círculos vermelhos, amarelos, azuis e verdes.

Estique o tapete. É normal que, durante o jogo, partes dele se enruguem e outras se estendam.

Considere usar sapatos, livros ou outros objetos pequenos e densos para manter os lados do tapete do Twister no lugar.

Tire os sapatos, mesmo que esteja jogando em um ambiente aberto fora de casa. Todos os jogadores devem tirar os sapatos antes de pisar no tapete do Twister.

Escolha uma pessoa para atuar como árbitro. O árbitro vai girar o spinner, dizer os movimentos que devem ser feitos pelos jogadores e monitorar o andamento do jogo.

Caso haja apenas duas pessoas -- menos do que o mínimo necessário de dois jogadores e um árbitro -- é possível jogar sem usar um spinner. Para substituir um “giro”, conte até três: um jogador dirá a cor e o outro a parte do corpo, ambos ao mesmo tempo. Alterne quem vai dizer o quê.

Pise no tapete. O árbitro deve ficar fora do tapete.

  • Em partidas de dois jogadores: os jogadores devem ficar de frente um para o outro nas partes opostas do tapete. Coloque um pé no círculo amarelo e o outro no círculo azul mais próximos do seu lado do tapete. O seu oponente deve fazer a mesma coisa no lado dele do tapete.
  • Em partidas de três jogadores: dois jogadores ficam de frente um para o outro em lados opostos do tapete. Cada jogador coloca um pé no círculo amarelo e o outro pé no círculo azul mais próximos aos seus respetivos lados no tapete. O terceiro jogador fica de frente para o centro, pisando nos dois círculos vermelhos do meio

Gire o ponteiro. O árbitro gira o ponteiro e, em seguida, diz a cor e a parte do corpo nos quais o ponteiro parou. Todos os jogadores devem obedecer ao comando do árbitro.

Por exemplo: "Pé direito no verde!" ou "Mão esquerda no azul!"

Coloque a mão/pé direito/esquerdo (os que tenham sido indicados pelo árbitro) em um círculo vazio da cor solicitada. Todos os jogadores devem mover a mesma parte do corpo para a mesma a cor concomitantemente.

Por exemplo: digamos que você esteja com o pé direito em um círculo azul e o pé esquerdo em um círculo amarelo, e o árbitro diz “Mão direita no vermelho!”. Você deve se inclinar para a direita, mantendo os pés onde estão, e tocar um dos círculos vermelhos com a mão direita, como solicitado pelo árbitro.

Não mova nenhuma parte do corpo até que o spinner indique e o árbitro dê o comando. É possível tirar um membro do tapete brevemente para permitir que outra parte do seu corpo passe por ele, mas em seguida você deve colocá-lo de volta rapidamente à posição de que saiu.

Se já estiver tocando a cor com a parte do corpo solicitada e ela for chamada novamente pelo árbitro, você deve mover o membro para outro círculo da mesma cor.

Dois jogadores não podem estar tocando o mesmo círculo ao mesmo tempo -- então mova-se com inteligência! Caso dois jogadores movam-se para o mesmo círculo, o árbitro deve decidir quem chegou primeiro.

Tente não cair. Se um jogador cair ou deixar o joelho ou o cotovelo tocar o tapete, ele estará eliminado da rodada. O último jogador a permanecer no tapete do Twister ganha o jogo.

Os jogadores só podem tocar o tapete com as mãos ou com os pés.

Lembre-se de revezar as funções em cada rodada para que o árbitro também possa jogar no tapete. Considere criar uma regra para o revezamento, por exemplo: a primeira pessoa a cair será o árbitro na próxima rodada!

Seja paciente, tenha espírito desportivo e divirta-se! Twister não é um jogo feito só para se ganhar -- pode ser também uma ótima oportunidade para rir de si mesmo e das poses feitas durante o jogo!

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Seja paciente, tenha espírito desportivo e divirta-se! Twister não é um jogo feito só para se ganhar -- pode ser também uma ótima oportunidade para rir de si mesmo e das poses feitas durante o jogo!

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